Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



NIM - A ÁRVORE DA VIDA

Quarta-feira, 28.03.07

Descobri como se chama uma das muitas árvores que temos nas ruas de Avelar, é uma "Sarva Rogha Nivarani" ou simplesmente "Nim", também conhecida como a "árvore da vida". O Nim é uma árvore milenar originária do subcontinente indiano. As árvores do NIM são frondosas e podem alcançar 15 m de altura e 2,5 m de circunferência. A distribuição de seus galhos formam coroas de até 10 m de diâmetro. Seu tronco, geralmente recto e curto, tem uma casca grossa, forte e enrugada. As raízes penetram profundamente no solo. As pequenas flores brancas e bissexuais nascem em cachos e seu aroma parecido com o do mel atraem as abelhas.

 

   
O Nim é uma das plantas mais pesquisadas nos últimos 10 anos por cientistas do mundo inteiro. Tem sido cultivado e com crescente utilização nos Estados Unidos da América, Austrália, países da África, América Central e países da América do Sul como o Brasil.

Aqui estão algumas características desta interessante árvore: estudos e pesquisas identificaram mais de cento e vinte princípios activos benéficos tanto para uso humano como para uso animal. Seu amplo espectro de bioactividade contra os organismos que causam danos a saúde estão identificados e potencializados na descrição dos mais importantes princípios activos e seu modo de acção:
             
Fonte: www.neemfoundation.org

 


Azadirachtin: Repelente
Nimbin: Anti-inflamatório, anti-pirético, anti-histamínico e anti-fungíco.
Nimbidin: Anti-bacteriano, anti-ulcerativo, analgésico, anti-arrítmico, anti-fúngico e anti-virótico.
Nimbidol: Tuberculostático, anti-protozoário e anti-pirético
Sodium nimbinate: Diurético, anti-reumático.
Gedunim: Vasodilator, anti-malárico e antifúngico
Salannim: Repelente
Quercetin: ação anti-protozoária, anti-oxidante, anti-inflamatório e bactericida.
Nimbenine, Desacetylnimbinase, Nimbandiol, Nimbolide: actuam em infecções por parasitas da pele, são inibidores da coagulação do sangue.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Filomena às 20:34


18 comentários

De A.G. a 12.08.2010 às 00:20

Procuro sementes de Nim (Neem). Quem me socorre? Obrigado.

De Filomena a 13.08.2010 às 22:00

Venha ao Avelar, no Outono, talvez já se encontrem sementes. Por vezes, se o terreno for propício, chegam a nascer pequenas árvores debaixo da árvore-mãe. Filomena

De António a 13.08.2010 às 23:29

Obrigado; vou primeiro construir a ponte e logo depois vou a nado (risos).Bem-haja.

De Anónimo a 04.11.2011 às 06:21

António, se ainda não conseguiu as sementes mande-me um email ,14fellini@gmail.com

De Anónimo a 02.11.2011 às 06:24

A.G. , se ainda não conseguiu as sementes mande-me um email ,14fellini@gmail.com.

De João Ferreira a 16.05.2012 às 00:18

Boa Noite.
Em tempos trouxe de Cabo Verde Sementes da Árvore de Neem (Azadirachta indica). Infelizmente não consegui que germinassem.
Seria possivel indicarem-me onde posso adquirir sementes ou plantas desta árvore?
Muito grato

João Ferreira

De Filomena a 24.05.2012 às 16:15

Aqui, em Avelar, encontra as sementes nas árvores, passado o Verão. Também as encontra em Coimbra, em Tomar, mais precisamente no parque de estacionamento do LIDL.
Tem de as semear enquento estiverem verdes...

De Florsilvestre a 01.07.2012 às 05:11

João Ferreira,a Neem é uma árvore que não se dá bem em Portugal devido às condições climatéricas. No entanto desde que se consiga proteger das geadas e frio durante os primeiros anos é possível manter-se e desenvolver. A região em Portugal onde se encontram algumas é no Algarve e em Lisboa existe no Instituto Superior de Agronomia.
Entre nós aparece muito é a Melia azedarach,conhecida por Amargoseira Bastarda que ultimamente é muito utilizada em jardins e parques urbanos por ser mais resistente e dar-se melhor no nosso clima. Ela é muito confundida com a Neem (Azadirachta indica) pelas suas semelhanças, no entanto as sementes de Neem são ovais e não redondas e as flores são brancas e não brancas e lilás como as da Melia azedarach. Entre outras estas são as diferenças mais fáceis de reconhecer. Em Avelar não sei mas pelas fotos parece ser Melia. No parque de estacionamento do Lidl a que a Filomena se refere sei que não são Neem mas sim Amargoseira Bastarda,porque eu conheço.
A boa notícia é que se o João estava interessado na Neem pelas suas faculdades insecticidas,a Amargoseira Bastarda também o é só que os príncípios activos (em relação a ser insecticida)da Neem são em muito maior grau. Para nós a Melia azedarach será uma boa opção para obter um bom insecticida biológico só que a quantidade de sementes terá que aumentar para fazer o óleo e nisso já não o posso ajudar,João. Eu por vezes arranjo sementes,se quiser ponha aqui um comentário com o seu email e eu entro em contacto.
Espero ter ajudado.


De Filomena a 09.07.2012 às 15:11

Obrigada, Flor Silvestre, pela informação sobre a árvore de Nim. Tem razão, as que existem aqui, não são mais que seis ou sete, têm sementes redondas e flores brancas e roxas, são portanto Amargoseira Bastarda. Quando foram plantadas, pela Junta de Freguesia, tinham o caule muito viçoso e os caracois gostavam em demasia delas e algumas não resistiram... Filomena

De João Ferreira a 22.07.2012 às 02:57

Olá Flor Silvestre...
Obrigado pelo seu comentário e pela sua disponibilidade.
Em relação à Melia azedarach, conheço-a bem pelo menos no se aspecto visível. Tenho alguns exemplares plantados por mim nas traseiras da minha casa. Utilizo a Melia (Folhas, flores e frutos) na obtenção de extratos vegetais por fervura.Utilizo-os para combater pragas de piolhos, cochonilhas, etc... Agora.... como se extrai insecticida biológico das sementes?
Em relação à Neem, eu encontrei imumeras árvores nas ruas de Mindelo, Cabo Verde. Mas penso que servem apenas como arvores de sombra. Não creio, sequer, que saibam da sua utilidade como bioinsecticidas. Na altura não lhes conhecia as qualidades e agora lamento não ter trazido sementes.
Eu conheço muito bem o Instituto Superior de Agronomia (faço lá voluntariado). Onde posso encontrar a Neem de que fala?
O meu email é: jocarfer47@gmail.com
Obrigado pela simpatia e pela disponibilidade.

João Carlos Ferreira

De Sílvio Barros a 24.05.2017 às 23:40

Gostaria de saber se já alguém consegue arranjar-me sementes ou mudas da Árvore de Neem
Grato pela atenção
mail silvio13barros@hotmail.com

De luis perpetua a 23.09.2012 às 13:25

Boa tarde caros amigos gostei muito dos vossos comentatios sobre a arvore de neem pois já algum tempo que ando á procura de sementes e não consigo encontrar conheço a melia e a laurel mas não são estas que procuro até mandei vir do brasil as arvores e fiquei sem arvores e sem dinheiro não foram onestos mas siga.Se os senhores tiverem possiblidade de arranjar sementes eu agradeço bem hajam e obrigados o meu nº 919379001 Luis o meu email é = luis.manuel.perpetua@gmail.com

De Jaime Trancoso vieira a 24.05.2016 às 00:57

Olá boa noite, tenho acompanhado o blog e os comentários, gostaria de termas semente para aplicar na nossas hortas orgânicas comunitárias.
Já agora FLORSILVESTRE
Estou em Lisboa como pode ajudar-nos, meus contatos;
jaimejtv@hotmail.com
969406775

De Jaime Trancoso vieira a 24.05.2016 às 10:10

Olá boa noite, tenho acompanhado o blog e os comentários, gostaria de termas semente para aplicar na nossas hortas orgânicas comunitárias.
Já agora FLORSILVESTRE
Estou em Lisboa como pode ajudar-nos, meus contatos;
jaimejtv@hotmail.com
969406775

De mena a 19.08.2014 às 23:38

Ola Filomena sosia de nome" ando aprocura da arvore de nim e da citronela ate escrevio ano passado e este ano para a reis que mora pertomas nconsegui mas este
ano quero ir a avelar ver se apanho as sementes mas queria saber onde fica o nome da rua obrigado aguardo resposta ansiosa obrigado Filomena

De Filomena a 01.11.2014 às 19:12

Olá, Mena!

Se quiser colher as sementes da árvore de nim deve vir nesta época do ano. As árvores estão a começar a perder as folhas e as sementes ainda estão da cor verde, que é assim que devem ser semeadas...

A av. José Augusto Medeiros tem algumas destas árvores, mais precisamente, junto do café Taco, há uma árvore de fácil acesso. É uma das principais ruas da vila.

Disponha sempre

De Batotinha a 15.11.2015 às 23:32

Olá. Andava à procura de informação e sementes desta àrvore e vim cá parar. Ainda bem!
Mesmo que o assunto seja antigo, pode ser que resolva, já que vai decorrer a semana Plantar Portugal. Ainda não assimilei os pormenores para participar.
Será que posso obter sementes por correio. Suponho que plantas, não?
Obrigado

De Esmeralda a 26.02.2017 às 20:01

Olá! Sou produtora dessa arvore e têm razão, o neem não se desenvolve cá e jamais daria semente a uma temperatura da europa de onde se extrai o oleo. Sou portuguesa residente há onze anos no Ceará e o neem é um mundo da raiz ao fruto / semente . Tenho toda a experiencia sobre a utilização desta arvore. Iniciei a plantação em 2004 numa fazenda no nordeste brasileiro. Em Portugal existe por muito lado uma arvore da mesma familia mas as suas propriedade são muito mais reduzidas Neste momento encontro-me em Portugal e estou a abrir uma Ervanaria perto de Coimbra onde irei trabalhar com o neem a nivel humano animal e vegetal. Vou comercializar e utilizá-la-ei em tudo o que me for permitido na Europa. Estou dedicada ao estudo desta Benção da Natureza há 11 anos . Sei onde e como utilizar. Na fazenda quer animais quer humanos desde vermifugar ao tratamento de sarnas e outros ferimentos, bem como a redução de insectos tais como a mosca do chifre e aquele mosco pequenino que chamam moriçoca, sempre a usei. Ela deforma os insectos ou vermes e bloqueia o desenvolvimento sexual, como tal vai havendo redução por não reprodução Não mata por envenenamento. Reduz por não permitir a reprodução As minhas 1ªs deram flor e semente ao fim de 4 anos mas no sul só ao fim de 6. Uso-a em conjunto com uma outra arvore que tambem tive a felicidade de conhecer na UFC/ Ceará a qual tambem faço plantação e que hoje tambem conheço por expriencia as suas propriedades, é a MORINGA - as suas sementes conseguem tornar potavel a 95% agua de poças de lama do chão . Eu trabalho tanto com as folhas verdes como secas à sombra para fiarem crocantes e transformo-as em pó . Uso a liquidificadora nas verdes apanhadas antes do sol nascer, para banhos, as secas fervendo-as (extrato). Cuidado com os excessos. Por ser muito potente torna-se perigoso o uso do neem se não houver um conhecimento profundo. Cuidado com algumas leituras incompletas. Vou comercializar em Portugal as folhas em seco e o oleo organico em diversas fases, bem como alguns produtos que entretanto já foram aprovados pela ANVISA . MUITO CUIDADO COM O USO DESTES PRODUTOS - Ler seus efeitos no figado que não aparecem logo. Vou fazer tratamentos externos de todo o tipo de problemas de pele: pés, mãos, corpo, caspa e queda de cabelo. LER seus efeitos no bloquear de desenvolvimento de celulas malignas e proteção de radicais livres-
Ao V/ dispôr
Esmeralda



Comentar post








comentários recentes

  • Sílvio Barros

    Gostaria de saber se já alguém consegue arranjar-m...

  • Esmeralda

    Olá! Sou produtora dessa arvore e têm razão, o nee...

  • Jaime Trancoso vieira

    Olá boa noite, tenho acompanhado o blog e os comen...

  • Jaime Trancoso vieira

    Olá boa noite, tenho acompanhado o blog e os comen...

  • Batotinha

    Olá. Andava à procura de informação e sementes des...

  • MARCOS AVELAR

    Cara Dª Filomena,Sou brasileiro,descendo de portug...

  • Carlos Freitas

    Saudades.Grande treinadorPassei momentos muito fel...

  • Filomena

    Olá, Mena!Se quiser colher as sementes da árvore d...

  • mena

    Ola Filomena sosia de nome" ando aprocura da arvor...

  • J. Sobota

    Boa tarde e obrigado!