Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Recenseamento Eleitoral

Domingo, 22.02.09

 

Foi recentemente criada uma nova plataforma electrónica na internet denominada de SIGRE - Sistema de Gestão e Informação do Recenseamento Eleitoral. Este sistema irá possibilitar a inscrição automatizada de novos cidadãos com direito a voto, evitando a sua deslocação à Junta de Freguesia, conforme acontecia anteriormente, pela ligação das bases de dados do Cartão de Cidadão, a inscrição é efectuada de forma automática, para o local de residencia, do seu portador.  
Verificava-se que uma grande parte de eleitores possuia o seu recenseamento,  em freguesia distinta da que tinha a sua morada de residência.
Com esta nova aplicação essas incongruências serão automaticamente corrigidas, isto é, ao efectuarem o seu pedido de renovação do Cartão de Cidadão e ao alterarem a morada de residência no mesmo, a inscrição eleitoral será processada de forma automatizada para a freguesia onde reside.
Os cidadãos estrangeiros aos quais sejam reconhecidos  direito de voto, continuarão a promover o seu recenseamento nas juntas de freguesia.
Havia falta de operacionalidade entre as bases de dados existentes nas  Juntas de Freguesia e a Base de Dados do Recenseamento Eleitoral – BDRE. Para se efectuar um aditamento, eliminação ou transferência de eleitor, era necessário enviar os verbetes de inscrição para o STAPE - Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral e este introduzia as informações na BDRE - Base de Dados do Recenseamento Eleitoral. O Secretariado reenviava à Junta de Freguesia, estas informações e outras alterações, como transferência de eleitores ou falecimentos,  que obtinha das bases de dados das conservatórias do registo civil e de outras freguesias, para serem inseridas na base de dados de eleitores existentes na freguesia. Assim se conseguia ter actualizados os dados dos cadernos eleitorais.
Era um processo complexo e moroso, que com este novo sistema deixam de existir bases de dados de recenseamento eleitoral espalhados pelo país para existir apenas uma plataforma, acessível às juntas de freguesia, câmaras e cidadãos através da utilização de uma palavra passe, com três níveis – um de acesso exclusivo das comissões recenseadoras, perfil de administrador, outro para as câmaras, perfil de gestor e outro para os eleitores, perfil de consulta.
Com o SIGRE, a actualização dos dados abarcará as interacções com as bases de dados da Imigração Civil, do Cartão do Cidadão, da informação de estrangeiros e da informação de militares.
O novo serviço - Sistema de Informação e Gestão do Recenseamento Eleitoral (SIGRE) – está disponível em https://sigre.mai.gov.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Filomena às 10:50








comentários recentes

  • Sílvio Barros

    Gostaria de saber se já alguém consegue arranjar-m...

  • Esmeralda

    Olá! Sou produtora dessa arvore e têm razão, o nee...

  • Jaime Trancoso vieira

    Olá boa noite, tenho acompanhado o blog e os comen...

  • Jaime Trancoso vieira

    Olá boa noite, tenho acompanhado o blog e os comen...

  • Batotinha

    Olá. Andava à procura de informação e sementes des...

  • MARCOS AVELAR

    Cara Dª Filomena,Sou brasileiro,descendo de portug...

  • Carlos Freitas

    Saudades.Grande treinadorPassei momentos muito fel...

  • Filomena

    Olá, Mena!Se quiser colher as sementes da árvore d...

  • mena

    Ola Filomena sosia de nome" ando aprocura da arvor...

  • J. Sobota

    Boa tarde e obrigado!