Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



NIM - A ÁRVORE DA VIDA

Quarta-feira, 28.03.07

Descobri como se chama uma das muitas árvores que temos nas ruas de Avelar, é uma "Sarva Rogha Nivarani" ou simplesmente "Nim", também conhecida como a "árvore da vida". O Nim é uma árvore milenar originária do subcontinente indiano. As árvores do NIM são frondosas e podem alcançar 15 m de altura e 2,5 m de circunferência. A distribuição de seus galhos formam coroas de até 10 m de diâmetro. Seu tronco, geralmente recto e curto, tem uma casca grossa, forte e enrugada. As raízes penetram profundamente no solo. As pequenas flores brancas e bissexuais nascem em cachos e seu aroma parecido com o do mel atraem as abelhas.

 

   
O Nim é uma das plantas mais pesquisadas nos últimos 10 anos por cientistas do mundo inteiro. Tem sido cultivado e com crescente utilização nos Estados Unidos da América, Austrália, países da África, América Central e países da América do Sul como o Brasil.

Aqui estão algumas características desta interessante árvore: estudos e pesquisas identificaram mais de cento e vinte princípios activos benéficos tanto para uso humano como para uso animal. Seu amplo espectro de bioactividade contra os organismos que causam danos a saúde estão identificados e potencializados na descrição dos mais importantes princípios activos e seu modo de acção:
             
Fonte: www.neemfoundation.org

 


Azadirachtin: Repelente
Nimbin: Anti-inflamatório, anti-pirético, anti-histamínico e anti-fungíco.
Nimbidin: Anti-bacteriano, anti-ulcerativo, analgésico, anti-arrítmico, anti-fúngico e anti-virótico.
Nimbidol: Tuberculostático, anti-protozoário e anti-pirético
Sodium nimbinate: Diurético, anti-reumático.
Gedunim: Vasodilator, anti-malárico e antifúngico
Salannim: Repelente
Quercetin: ação anti-protozoária, anti-oxidante, anti-inflamatório e bactericida.
Nimbenine, Desacetylnimbinase, Nimbandiol, Nimbolide: actuam em infecções por parasitas da pele, são inibidores da coagulação do sangue.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Filomena às 20:34


2 comentários

De Esmeralda a 26.02.2017 às 20:01

Olá! Sou produtora dessa arvore e têm razão, o neem não se desenvolve cá e jamais daria semente a uma temperatura da europa de onde se extrai o oleo. Sou portuguesa residente há onze anos no Ceará e o neem é um mundo da raiz ao fruto / semente . Tenho toda a experiencia sobre a utilização desta arvore. Iniciei a plantação em 2004 numa fazenda no nordeste brasileiro. Em Portugal existe por muito lado uma arvore da mesma familia mas as suas propriedade são muito mais reduzidas Neste momento encontro-me em Portugal e estou a abrir uma Ervanaria perto de Coimbra onde irei trabalhar com o neem a nivel humano animal e vegetal. Vou comercializar e utilizá-la-ei em tudo o que me for permitido na Europa. Estou dedicada ao estudo desta Benção da Natureza há 11 anos . Sei onde e como utilizar. Na fazenda quer animais quer humanos desde vermifugar ao tratamento de sarnas e outros ferimentos, bem como a redução de insectos tais como a mosca do chifre e aquele mosco pequenino que chamam moriçoca, sempre a usei. Ela deforma os insectos ou vermes e bloqueia o desenvolvimento sexual, como tal vai havendo redução por não reprodução Não mata por envenenamento. Reduz por não permitir a reprodução As minhas 1ªs deram flor e semente ao fim de 4 anos mas no sul só ao fim de 6. Uso-a em conjunto com uma outra arvore que tambem tive a felicidade de conhecer na UFC/ Ceará a qual tambem faço plantação e que hoje tambem conheço por expriencia as suas propriedades, é a MORINGA - as suas sementes conseguem tornar potavel a 95% agua de poças de lama do chão . Eu trabalho tanto com as folhas verdes como secas à sombra para fiarem crocantes e transformo-as em pó . Uso a liquidificadora nas verdes apanhadas antes do sol nascer, para banhos, as secas fervendo-as (extrato). Cuidado com os excessos. Por ser muito potente torna-se perigoso o uso do neem se não houver um conhecimento profundo. Cuidado com algumas leituras incompletas. Vou comercializar em Portugal as folhas em seco e o oleo organico em diversas fases, bem como alguns produtos que entretanto já foram aprovados pela ANVISA . MUITO CUIDADO COM O USO DESTES PRODUTOS - Ler seus efeitos no figado que não aparecem logo. Vou fazer tratamentos externos de todo o tipo de problemas de pele: pés, mãos, corpo, caspa e queda de cabelo. LER seus efeitos no bloquear de desenvolvimento de celulas malignas e proteção de radicais livres-
Ao V/ dispôr
Esmeralda



De Anónimo a 06.11.2017 às 22:33

Olá Esmeralda.
Tenho interesse na arvore, e nos seus recursos.
Pode enviar um contacto para podermos falar?
Meu contacto: paulopcoutinho6@gmail.com
Obrigado,

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.








comentários recentes

  • Anónimo

    PODE LIGAR PARA MIM 913305895

  • Anónimo

    PODE LIGAR PARA FALAR COMIGO 913305895

  • Chrisol

    olá, vivo nos Açores e faço agricultura em modo bi...

  • Anónimo

    Olá Esmeralda, sou de Coimbra e necessito muito de...

  • FRANCISCO ANTÓNIO FRANCO PATRÍCIO

    Agradeço as informações mas gostaria de saber se a...

  • Inês Godinho

    Boa noite. Em relaçao aos "muros de suporte em bet...

  • Anónimo

    Olá, boa noite Esmeralda. Fiquei encantada com o q...

  • Anónimo

    Boa noite,Gostaria de obter a planta (árvore) ou s...

  • Anónimo

    Olá boa tarde.Estava a procura da árvore de neem, ...

  • Anónimo

    Olá estou a ter informação pela primeira vez sobre...




subscrever feeds