Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



NIM - A ÁRVORE DA VIDA

Quarta-feira, 28.03.07

Descobri como se chama uma das muitas árvores que temos nas ruas de Avelar, é uma "Sarva Rogha Nivarani" ou simplesmente "Nim", também conhecida como a "árvore da vida". O Nim é uma árvore milenar originária do subcontinente indiano. As árvores do NIM são frondosas e podem alcançar 15 m de altura e 2,5 m de circunferência. A distribuição de seus galhos formam coroas de até 10 m de diâmetro. Seu tronco, geralmente recto e curto, tem uma casca grossa, forte e enrugada. As raízes penetram profundamente no solo. As pequenas flores brancas e bissexuais nascem em cachos e seu aroma parecido com o do mel atraem as abelhas.

 

   
O Nim é uma das plantas mais pesquisadas nos últimos 10 anos por cientistas do mundo inteiro. Tem sido cultivado e com crescente utilização nos Estados Unidos da América, Austrália, países da África, América Central e países da América do Sul como o Brasil.

Aqui estão algumas características desta interessante árvore: estudos e pesquisas identificaram mais de cento e vinte princípios activos benéficos tanto para uso humano como para uso animal. Seu amplo espectro de bioactividade contra os organismos que causam danos a saúde estão identificados e potencializados na descrição dos mais importantes princípios activos e seu modo de acção:
             
Fonte: www.neemfoundation.org

 


Azadirachtin: Repelente
Nimbin: Anti-inflamatório, anti-pirético, anti-histamínico e anti-fungíco.
Nimbidin: Anti-bacteriano, anti-ulcerativo, analgésico, anti-arrítmico, anti-fúngico e anti-virótico.
Nimbidol: Tuberculostático, anti-protozoário e anti-pirético
Sodium nimbinate: Diurético, anti-reumático.
Gedunim: Vasodilator, anti-malárico e antifúngico
Salannim: Repelente
Quercetin: ação anti-protozoária, anti-oxidante, anti-inflamatório e bactericida.
Nimbenine, Desacetylnimbinase, Nimbandiol, Nimbolide: actuam em infecções por parasitas da pele, são inibidores da coagulação do sangue.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Filomena às 20:34


29 comentários

De João Ferreira a 22.07.2012 às 02:57

Olá Flor Silvestre...
Obrigado pelo seu comentário e pela sua disponibilidade.
Em relação à Melia azedarach, conheço-a bem pelo menos no se aspecto visível. Tenho alguns exemplares plantados por mim nas traseiras da minha casa. Utilizo a Melia (Folhas, flores e frutos) na obtenção de extratos vegetais por fervura.Utilizo-os para combater pragas de piolhos, cochonilhas, etc... Agora.... como se extrai insecticida biológico das sementes?
Em relação à Neem, eu encontrei imumeras árvores nas ruas de Mindelo, Cabo Verde. Mas penso que servem apenas como arvores de sombra. Não creio, sequer, que saibam da sua utilidade como bioinsecticidas. Na altura não lhes conhecia as qualidades e agora lamento não ter trazido sementes.
Eu conheço muito bem o Instituto Superior de Agronomia (faço lá voluntariado). Onde posso encontrar a Neem de que fala?
O meu email é: jocarfer47@gmail.com
Obrigado pela simpatia e pela disponibilidade.

João Carlos Ferreira

De Sílvio Barros a 24.05.2017 às 23:40

Gostaria de saber se já alguém consegue arranjar-me sementes ou mudas da Árvore de Neem
Grato pela atenção
mail silvio13barros@hotmail.com

Comentar post