Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



NIM - A ÁRVORE DA VIDA

Quarta-feira, 28.03.07

Descobri como se chama uma das muitas árvores que temos nas ruas de Avelar, é uma "Sarva Rogha Nivarani" ou simplesmente "Nim", também conhecida como a "árvore da vida". O Nim é uma árvore milenar originária do subcontinente indiano. As árvores do NIM são frondosas e podem alcançar 15 m de altura e 2,5 m de circunferência. A distribuição de seus galhos formam coroas de até 10 m de diâmetro. Seu tronco, geralmente recto e curto, tem uma casca grossa, forte e enrugada. As raízes penetram profundamente no solo. As pequenas flores brancas e bissexuais nascem em cachos e seu aroma parecido com o do mel atraem as abelhas.

 

   
O Nim é uma das plantas mais pesquisadas nos últimos 10 anos por cientistas do mundo inteiro. Tem sido cultivado e com crescente utilização nos Estados Unidos da América, Austrália, países da África, América Central e países da América do Sul como o Brasil.

Aqui estão algumas características desta interessante árvore: estudos e pesquisas identificaram mais de cento e vinte princípios activos benéficos tanto para uso humano como para uso animal. Seu amplo espectro de bioactividade contra os organismos que causam danos a saúde estão identificados e potencializados na descrição dos mais importantes princípios activos e seu modo de acção:
             
Fonte: www.neemfoundation.org

 


Azadirachtin: Repelente
Nimbin: Anti-inflamatório, anti-pirético, anti-histamínico e anti-fungíco.
Nimbidin: Anti-bacteriano, anti-ulcerativo, analgésico, anti-arrítmico, anti-fúngico e anti-virótico.
Nimbidol: Tuberculostático, anti-protozoário e anti-pirético
Sodium nimbinate: Diurético, anti-reumático.
Gedunim: Vasodilator, anti-malárico e antifúngico
Salannim: Repelente
Quercetin: ação anti-protozoária, anti-oxidante, anti-inflamatório e bactericida.
Nimbenine, Desacetylnimbinase, Nimbandiol, Nimbolide: actuam em infecções por parasitas da pele, são inibidores da coagulação do sangue.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Filomena às 20:34


35 comentários

De A.G. a 12.08.2010 às 00:20

Procuro sementes de Nim (Neem). Quem me socorre? Obrigado.

De Filomena a 13.08.2010 às 22:00

Venha ao Avelar, no Outono, talvez já se encontrem sementes. Por vezes, se o terreno for propício, chegam a nascer pequenas árvores debaixo da árvore-mãe. Filomena

De António a 13.08.2010 às 23:29

Obrigado; vou primeiro construir a ponte e logo depois vou a nado (risos).Bem-haja.

De Anónimo a 04.11.2011 às 06:21

António, se ainda não conseguiu as sementes mande-me um email ,14fellini@gmail.com

De Anónimo a 02.11.2011 às 06:24

A.G. , se ainda não conseguiu as sementes mande-me um email ,14fellini@gmail.com.

De João Ferreira a 16.05.2012 às 00:18

Boa Noite.
Em tempos trouxe de Cabo Verde Sementes da Árvore de Neem (Azadirachta indica). Infelizmente não consegui que germinassem.
Seria possivel indicarem-me onde posso adquirir sementes ou plantas desta árvore?
Muito grato

João Ferreira

De Filomena a 24.05.2012 às 16:15

Aqui, em Avelar, encontra as sementes nas árvores, passado o Verão. Também as encontra em Coimbra, em Tomar, mais precisamente no parque de estacionamento do LIDL.
Tem de as semear enquento estiverem verdes...

De Florsilvestre a 01.07.2012 às 05:11

João Ferreira,a Neem é uma árvore que não se dá bem em Portugal devido às condições climatéricas. No entanto desde que se consiga proteger das geadas e frio durante os primeiros anos é possível manter-se e desenvolver. A região em Portugal onde se encontram algumas é no Algarve e em Lisboa existe no Instituto Superior de Agronomia.
Entre nós aparece muito é a Melia azedarach,conhecida por Amargoseira Bastarda que ultimamente é muito utilizada em jardins e parques urbanos por ser mais resistente e dar-se melhor no nosso clima. Ela é muito confundida com a Neem (Azadirachta indica) pelas suas semelhanças, no entanto as sementes de Neem são ovais e não redondas e as flores são brancas e não brancas e lilás como as da Melia azedarach. Entre outras estas são as diferenças mais fáceis de reconhecer. Em Avelar não sei mas pelas fotos parece ser Melia. No parque de estacionamento do Lidl a que a Filomena se refere sei que não são Neem mas sim Amargoseira Bastarda,porque eu conheço.
A boa notícia é que se o João estava interessado na Neem pelas suas faculdades insecticidas,a Amargoseira Bastarda também o é só que os príncípios activos (em relação a ser insecticida)da Neem são em muito maior grau. Para nós a Melia azedarach será uma boa opção para obter um bom insecticida biológico só que a quantidade de sementes terá que aumentar para fazer o óleo e nisso já não o posso ajudar,João. Eu por vezes arranjo sementes,se quiser ponha aqui um comentário com o seu email e eu entro em contacto.
Espero ter ajudado.


De Filomena a 09.07.2012 às 15:11

Obrigada, Flor Silvestre, pela informação sobre a árvore de Nim. Tem razão, as que existem aqui, não são mais que seis ou sete, têm sementes redondas e flores brancas e roxas, são portanto Amargoseira Bastarda. Quando foram plantadas, pela Junta de Freguesia, tinham o caule muito viçoso e os caracois gostavam em demasia delas e algumas não resistiram... Filomena

De João Ferreira a 22.07.2012 às 02:57

Olá Flor Silvestre...
Obrigado pelo seu comentário e pela sua disponibilidade.
Em relação à Melia azedarach, conheço-a bem pelo menos no se aspecto visível. Tenho alguns exemplares plantados por mim nas traseiras da minha casa. Utilizo a Melia (Folhas, flores e frutos) na obtenção de extratos vegetais por fervura.Utilizo-os para combater pragas de piolhos, cochonilhas, etc... Agora.... como se extrai insecticida biológico das sementes?
Em relação à Neem, eu encontrei imumeras árvores nas ruas de Mindelo, Cabo Verde. Mas penso que servem apenas como arvores de sombra. Não creio, sequer, que saibam da sua utilidade como bioinsecticidas. Na altura não lhes conhecia as qualidades e agora lamento não ter trazido sementes.
Eu conheço muito bem o Instituto Superior de Agronomia (faço lá voluntariado). Onde posso encontrar a Neem de que fala?
O meu email é: jocarfer47@gmail.com
Obrigado pela simpatia e pela disponibilidade.

João Carlos Ferreira

De Sílvio Barros a 24.05.2017 às 23:40

Gostaria de saber se já alguém consegue arranjar-me sementes ou mudas da Árvore de Neem
Grato pela atenção
mail silvio13barros@hotmail.com

De luis perpetua a 23.09.2012 às 13:25

Boa tarde caros amigos gostei muito dos vossos comentatios sobre a arvore de neem pois já algum tempo que ando á procura de sementes e não consigo encontrar conheço a melia e a laurel mas não são estas que procuro até mandei vir do brasil as arvores e fiquei sem arvores e sem dinheiro não foram onestos mas siga.Se os senhores tiverem possiblidade de arranjar sementes eu agradeço bem hajam e obrigados o meu nº 919379001 Luis o meu email é = luis.manuel.perpetua@gmail.com

De Jaime Trancoso vieira a 24.05.2016 às 00:57

Olá boa noite, tenho acompanhado o blog e os comentários, gostaria de termas semente para aplicar na nossas hortas orgânicas comunitárias.
Já agora FLORSILVESTRE
Estou em Lisboa como pode ajudar-nos, meus contatos;
jaimejtv@hotmail.com
969406775

De Jaime Trancoso vieira a 24.05.2016 às 10:10

Olá boa noite, tenho acompanhado o blog e os comentários, gostaria de termas semente para aplicar na nossas hortas orgânicas comunitárias.
Já agora FLORSILVESTRE
Estou em Lisboa como pode ajudar-nos, meus contatos;
jaimejtv@hotmail.com
969406775

De Anónimo a 31.03.2018 às 18:56

Olá boa tarde.
Estava a procura da árvore de neem, sou produtora Biológica.
Li os seus comentários e gostaria de saber onde posso encontrar a semente ou a planta.
o meu mail é susanasarreira@gmail.com.

Obrigada

De Anónimo a 08.02.2020 às 09:42

Bom dia, onde posso comprar os frutos de neem?
Obrigado

De mena a 19.08.2014 às 23:38

Ola Filomena sosia de nome" ando aprocura da arvore de nim e da citronela ate escrevio ano passado e este ano para a reis que mora pertomas nconsegui mas este
ano quero ir a avelar ver se apanho as sementes mas queria saber onde fica o nome da rua obrigado aguardo resposta ansiosa obrigado Filomena

De Filomena a 01.11.2014 às 19:12

Olá, Mena!

Se quiser colher as sementes da árvore de nim deve vir nesta época do ano. As árvores estão a começar a perder as folhas e as sementes ainda estão da cor verde, que é assim que devem ser semeadas...

A av. José Augusto Medeiros tem algumas destas árvores, mais precisamente, junto do café Taco, há uma árvore de fácil acesso. É uma das principais ruas da vila.

Disponha sempre

De Batotinha a 15.11.2015 às 23:32

Olá. Andava à procura de informação e sementes desta àrvore e vim cá parar. Ainda bem!
Mesmo que o assunto seja antigo, pode ser que resolva, já que vai decorrer a semana Plantar Portugal. Ainda não assimilei os pormenores para participar.
Será que posso obter sementes por correio. Suponho que plantas, não?
Obrigado

De Esmeralda a 26.02.2017 às 20:01

Olá! Sou produtora dessa arvore e têm razão, o neem não se desenvolve cá e jamais daria semente a uma temperatura da europa de onde se extrai o oleo. Sou portuguesa residente há onze anos no Ceará e o neem é um mundo da raiz ao fruto / semente . Tenho toda a experiencia sobre a utilização desta arvore. Iniciei a plantação em 2004 numa fazenda no nordeste brasileiro. Em Portugal existe por muito lado uma arvore da mesma familia mas as suas propriedade são muito mais reduzidas Neste momento encontro-me em Portugal e estou a abrir uma Ervanaria perto de Coimbra onde irei trabalhar com o neem a nivel humano animal e vegetal. Vou comercializar e utilizá-la-ei em tudo o que me for permitido na Europa. Estou dedicada ao estudo desta Benção da Natureza há 11 anos . Sei onde e como utilizar. Na fazenda quer animais quer humanos desde vermifugar ao tratamento de sarnas e outros ferimentos, bem como a redução de insectos tais como a mosca do chifre e aquele mosco pequenino que chamam moriçoca, sempre a usei. Ela deforma os insectos ou vermes e bloqueia o desenvolvimento sexual, como tal vai havendo redução por não reprodução Não mata por envenenamento. Reduz por não permitir a reprodução As minhas 1ªs deram flor e semente ao fim de 4 anos mas no sul só ao fim de 6. Uso-a em conjunto com uma outra arvore que tambem tive a felicidade de conhecer na UFC/ Ceará a qual tambem faço plantação e que hoje tambem conheço por expriencia as suas propriedades, é a MORINGA - as suas sementes conseguem tornar potavel a 95% agua de poças de lama do chão . Eu trabalho tanto com as folhas verdes como secas à sombra para fiarem crocantes e transformo-as em pó . Uso a liquidificadora nas verdes apanhadas antes do sol nascer, para banhos, as secas fervendo-as (extrato). Cuidado com os excessos. Por ser muito potente torna-se perigoso o uso do neem se não houver um conhecimento profundo. Cuidado com algumas leituras incompletas. Vou comercializar em Portugal as folhas em seco e o oleo organico em diversas fases, bem como alguns produtos que entretanto já foram aprovados pela ANVISA . MUITO CUIDADO COM O USO DESTES PRODUTOS - Ler seus efeitos no figado que não aparecem logo. Vou fazer tratamentos externos de todo o tipo de problemas de pele: pés, mãos, corpo, caspa e queda de cabelo. LER seus efeitos no bloquear de desenvolvimento de celulas malignas e proteção de radicais livres-
Ao V/ dispôr
Esmeralda



De Anónimo a 06.11.2017 às 22:33

Olá Esmeralda.
Tenho interesse na arvore, e nos seus recursos.
Pode enviar um contacto para podermos falar?
Meu contacto: paulopcoutinho6@gmail.com
Obrigado,

De Anónimo a 02.01.2018 às 15:37

Olá esmeralda!

Gostaria de obter a planta ou semente do Neem, meu contacto: antas.luis@gmail.com

De Anónimo a 01.04.2018 às 00:01

Boa noite,
Gostaria de obter a planta (árvore) ou sementes de Neem e citronela de java. Pode ajudar-me nesse sentido?
Obrigada,
Susana

De Anónimo a 11.07.2018 às 22:57

Olá, boa noite Esmeralda. Fiquei encantada com o que escreveu! Moro em Viseu e não custaria nada dar um salto até à sua ervanária. Preciso de algumas folhas de neem..apenas umas folhas...é possível comprar-lhe algumas (..poucas ) ?
Muito agradecida,

Frederica Santos :)
email: fredericalsantos@hotmail.com

De Anónimo a 16.01.2019 às 22:52

Olá Esmeralda, sou de Coimbra e necessito muito de adquirir folhas de Nim. Pode indicar o nome e localização da sua Ervanaria pff? Ou contactar-me para o meu mail alex3slb@hotmail.com. Tenho alguma urgência, obrigado.

Alexandre Silva

De Anónimo a 29.03.2019 às 19:14

PODE LIGAR PARA MIM 913305895

De Chrisol a 23.01.2019 às 22:08

olá, vivo nos Açores e faço agricultura em modo biológica. Acho o clima ca (microclima) dá para plantar 2-3 árvores de neem. Já comprei sementes através do internet mas infelizmente não germinarem.
Tentei encontrar a sua Ervanaria perto de Coimbra no net mas não consegui.
Podem-me mandar o seu contato para posso fazer uma encomenda,sff:
chrisol arroba bluemail ponto ch

De Anónimo a 29.03.2019 às 19:09

PODE LIGAR PARA FALAR COMIGO 913305895

De Anónimo a 22.08.2019 às 09:09

Onde se localiza a ervanária?
Meu email:jmadeira1960@sapo.pt

De Anónimo a 04.11.2019 às 18:05

Só para esclarecer - a Esmeralda só tem para venda a 'Melia Azedarach' ou também a 'Azadirachta indica'?

De Paula Cristina Simas a 30.04.2023 às 06:05

Boa noite, Esmeralda. Fiquei bem informada sobre o assunto. Tenho uma plantação biológica de aromáticas e preciso de adquirir óleo de Neem, para combater algumas doenças e gostaria tb de saber onde conseguir adquirir a Amargoseira, que se dá em Portugal, mas a espécie da qual podemos extrair o óleo de Neem similar ao original. Será que me pode ajudar, contacto o I S A? Agradeço antecipadamente a sua atenção. Sou farmacêutica e omeu contacto de email e telemóvel é :919020660 e paulacsimas@gmail.com Cumprimentos, Paula Simas

De Anónimo a 21.02.2018 às 16:03

Olá estou a ter informação pela primeira vez sobre esta árvore. Estou interessada em comprar alguns exemplares.
Será possível?
Onde?
Agradeço desde já a informação

De FRANCISCO ANTÓNIO FRANCO PATRÍCIO a 03.10.2018 às 10:55

Agradeço as informações mas gostaria de saber se a terra Avelar é perto de Pombal? Meu mail é franciscana@netcabo.pt ...
Quanto ao nome "árvore da vida", estou habituado a chamar à "Thuya occidentalis", muito utilizada em Homeopatia...

De Anónimo a 24.03.2020 às 19:42

Ola obrigado pela informacao, muito completa.
Gostaria de saber se e possivel enviarme algumas sementes?

De Anónimo a 05.05.2020 às 02:34

Houve alegações, principalmente no Gana , de que a terapia a vapor com nim pode prevenir o COVID-19. O que sabemos é que, de acordo com especialistas em medicina ayurvédica, o nim pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico e prevenir infecções virais.

Sabe-se que o nim exibe propriedades imunomoduladoras, anti-inflamatórias, anti-hiperglicêmicas, antioxidantes e anticarcinogênicas . Porém, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças enfatizaram que não há evidências clínicas que sugiram que o vapor e a inalação de nim impeçam o coronavírus.
Uma Organização de Cuidados de Saúde no México distribuiu gratuitamente nas comunidades e aconselhou beberem chá de neem - 5 folhitas em 1L de água - nessas comunidades ainda não houve casos positivos controlados.
Por experiência própria (porque tomo regularmente o chá de neem - Azadirachta indica) confirmo que não me constipo para além de sentir sempre as vias respiratórias muito limpas e saudáveis.
A Amargoseira - é efetivamente uma arvore que apresenta uma estrutura de ramos e tronco (casca) muito idêntica à Azadirachta (Neem) mas a semente da Amargoseira, seca com a casca na arvore formando raminhos, até parecem luzinhas e as folhas caem aparecendo uma arvore despida de folhas ficando apenas as sementes e fica uma arvore bonita. Na Azadirachta as flores são brancas e bem perfumadas, não caem as folhas, é sempre muito verde, mas as sementes ovais, envoltas numa casca adocicada, nascem no sentido longitudinal dos ramos e vão caindo, soltando a casca,não ficam na arvore - as imagens das árvores, quer de uma quer de outra falam por si.
Já agora, o oleo extrai-se das sementes esmagando-as em agua e naturalmente o oleo vai separando-se.
O pó das folhas - colhem-se as folhas antes do sol nascer secam-se à sombra e como ficam crocantes levam-se à liquidificadora e transformam-se em pó que os laboratórios encapsulam - aí, tem os mais diversos usos e aplicações, bem como o óleo.
esmeralda.m@sapo.pt - 913305895

Comentar post