Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Educação Ambiental

Segunda-feira, 04.02.08
“Explica-me como se eu fosse uma criança de dez anos.” ou menos...
Esta expressão levou-me a  transcrever uma crónica sobre Educação Ambiental publicada na revista trimestral “Parques e Vida Selvagem”, publicação do Parque Biológico de Gaia e que em resultado de uma parceria com o Jornal de Notícias veio numa das edições do jornal do mês de Janeiro de 2008. Este artigo é da autoria de Jorge Paiva, conhecido e eminente biólogo e investigador do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, que tem dedicado a sua vida ao estudo e formação ambiental.
Apesar desta crónica, como diz o autor, ser uma resposta à dificuldade que é educar crianças sobre o ambiente, penso que serve também perfeitamente para os adultos quer se interessem ou não por estes temas. Aliás, se não se interessam, tanto melhor, pois o artigo está elaborado de tal maneira, que se torna tão fácil de entender que, com certeza, vai interessar os mais distraídos e trazê-los para a defesa e protecção do Ambiente.
Também transcrevo aqui estas noções de Educação Ambiental a pensar nos professores e educadores que visitam o meu blog com a intenção de lhes dar alguma ajuda através das sábias palavras do dr. Jorge Paiva.
Para não se tornar muito extensa vou dividir esta crónica em vários “folhetins”/posts, tentando fazer como nas telenovelas: criar um pouco de “suspense” entre cada post.
Assim o primeiro será aqui colocado amanhã. Não esqueça de vir ler o que o Dr. Jorge Paiva tem para nos ensinar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Filomena às 11:13