Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Educação Ambiental XII

Domingo, 17.02.08
Educação Ambiental, pelo Dr. Jorge Paiva
... «A água
Finalmente, é fundamental demonstrar, com exemplos clarividentes, que sem água não há vida e que o corpo dos seres vivos é maioritariamente constituído por água.
O primeiro caso é de fácil demonstração. Mostra-se-lhes que se deitarmos sementes em dois vasos com terra, mas só regarmos um deles, apenas nascerão plantas no que foi regado. Outro exemplo é mostrar-lhes que nos desertos puros, onde não há água, nem nunca chove, não há vida e que nos oceanos, lagos, pântanos e rios pululam seres vivos.

O segundo caso também é de fácil demonstração. Basta dizer-lhes que a espécie humana é capaz de sobreviver sem comer 2 a 3 meses, desde que se movimente o minímo possível para não consumir o combustível (gorduras, açúcares e proteínas), que tem acumulados no corpo. Uma pessoa em greve de fome está quieta e emagrece. Mas não há ninguém que faça greve de fome de sede, pois não aguentava mais do que 2 a 3 dias vivo. Também, quando uma pessoa está muito doente e não pode abrir a boca, dão-lhe soro intravenoso, que é fundamentalmente água.»...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Filomena às 12:09


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.