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Andar a pé

Segunda-feira, 21.07.08

A vila de Avelar, como tantas outras no nosso País, tornou-se uma vila de andarilhos: à tardinha ou de manhã, são muitas as pessoas que aproveitam para andar a pé pelas nossas ruas e assim equilibrar o peso, queimando algumas calorias.
Andar a pé é um desporto barato que não necessita de equipamento especial e pode ser praticado por pessoas de todas as idades.
Uma pessoa sedentária anda, em média, apenas 1000 a 3000 passos por dia. O ideal seria 10 mil, ou seja, cerca de 8 km. A não ser possível, 20 km de caminhada por semana ou, segundo aconselham os estudos, 200 a 300 minutos conseguem assegurar uma boa forma física.
Para além de prevenir doenças cardiovasculares, 30 minutos diários de caminhada bastam para ajudar a prevenir a diabetes, hipertensão, osteoporose (e consequentes fracturas ósseas), e melhorar consideravelmente a capacidade respiratória e o fortalecimento muscular. O sistema imunitário é também estimulado, aumentando os níveis de energia do corpo. E à noite irá sentir um saudável cansaço, e dormirá melhor.   
Para perder meio quilo de gordura corporal por semana, terá de queimar cerca de 3500 calorias (500 calorias por dia), o equivalente a 8 km. Num programa de controlo de peso, não se esqueça, contudo, que deve ajustar as reduções calóricas através de um plano alimentar saudável de forma a obter melhores resultados.

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publicado por Filomena às 17:40