Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Hospital de Avelar (1)

Quinta-feira, 15.04.10

 

Para, de alguma maneira, satisfazer um desejo do actual Presidente da Fundação Nossa Senhora da Guia (Hospital de Avelar), o Prof. Paiva de Carvalho, começo hoje a publicar o artigo do Jornal Horizonte sobre o Hospital de Avelar e as obras que estão já quase concluídas. Esse desejo é o seguinte: "Gostaria que as pessoas dessem mais valor à Fundação, que desempenha um papel muito importante na comunidade".

 

Para se dar valor a qualquer coisa ou a qualquer pessoa é preciso conhecê-la, assim eu vou dar o meu contributo, dando a conhecer, para já as obras que estão quase concluídas.

 

A Fundação Nossa senhora da Guia, para  além de ser um estabelecimento de saúde tem também valências de  infantário, creche, lar de idosos, ocupação de tempos livres para crianças do 1.º ciclo, apoio domiciliário… 

 

  

 

"Construído em 1894 pela iniciativa de Costa Simões e com o empreendedorismo e administração inicial de Costa Rego e Alfredo Manso, para servir a população do concelho das Cinco Vilas (Avelar, Chão de Couce, Pousaflores, Aguda e Maçãs Dona Maria), o Hospital de Avelar conta com uma história riquíssima ao longo dos tempos. A obra nasceu na perspectiva arquitectónica dos então contemporâneos, agora antigos, Hospitais da Universidade de Coimbra, idealizados pelo mesmo insigne académico com raízes familiares em Almofala, perspectiva essa fundamentada pelos valores de ordem higiénica hospitalar na altura utilizados. A obra foi construída mercê das esmolas e oferendas à Nossa Senhora da Guia para aquele fim, complementadas pelas dádivas da população local e por um benemérito brasileiro, que ao que consta, terá trocado o seu assinalável contributo monetário por um título real..." (continua)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Filomena às 17:56








comentários recentes

  • Anónimo

    PODE LIGAR PARA MIM 913305895

  • Anónimo

    PODE LIGAR PARA FALAR COMIGO 913305895

  • Chrisol

    olá, vivo nos Açores e faço agricultura em modo bi...

  • Anónimo

    Olá Esmeralda, sou de Coimbra e necessito muito de...

  • FRANCISCO ANTÓNIO FRANCO PATRÍCIO

    Agradeço as informações mas gostaria de saber se a...

  • Inês Godinho

    Boa noite. Em relaçao aos "muros de suporte em bet...

  • Anónimo

    Olá, boa noite Esmeralda. Fiquei encantada com o q...

  • Anónimo

    Boa noite,Gostaria de obter a planta (árvore) ou s...

  • Anónimo

    Olá boa tarde.Estava a procura da árvore de neem, ...

  • Anónimo

    Olá estou a ter informação pela primeira vez sobre...