Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Plantas do meu jardim (2)

Quarta-feira, 05.05.10

As glicínias

 

 

As glicínias do meu jardim são roxas e muito perfumadas. São elas que anunciam a Primavera, enchendo os seus velhos troncos de flores roxas e são muito procuradas pelas abelhas! Só depois de as flores cairem aparecem as folhas, inicialmente de um verde tímido...

 

As Glicínias são nativas do Japão e da China. A espécie chinesa apresenta inflorescências mais curtas, porém mais numerosas que as espécie japonesa. Os frutos são vagens compridas e castanhos com sementes de 1 cm. As inflorescências são longas, pendulares e carregadas de numerosas flores azuis, róseas, brancas ou roxas.                    

                               

O seu crescimento é lento a moderado e pode levar anos para que se torne adulta e inicie o florescimento, porém podem  viver até aos 100 anos. É muito adequada para cobrir arcos, pérgulas, portões e caramanchões conferindo um ar romântico à paisagem. Por ser vigorosa não é indicada para estruturas de apoio frágeis.

Devem ser cultivadas sob pleno sol, em solo fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Necessita tutoramento, adubação e podas anuais. Aprecia o frio, sendo indicada para locais de clima subtropical ou mediterrâneo.

Aa glicínia é uma planta tóxica e deve ficar fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos. Multiplica-se por estacas e por sementes.

(Fonte: http://www.jardineiro.net/br/)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Filomena às 17:49