Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A Gerigonça

Sábado, 01.04.17

agerigonça.jpg

A Geringonça

A nossa freguesia de Avelar é a que tem menos área entre as freguesias do concelho de Ansião. Tem apenas 8,4km2, apesar de ser a que tem maior densidade populacional, 246 habitantes por km2, em comparação com as outras freguesias do concelho, cuja área fica entre 26,3km2 e 42,5km2 mas com uma densidade entre 34 habitantes/km2 e 125habitantes/km2.

Apesar de termos uma grande densidade populacional é a área que determina as verbas que recebemos do Estado e esta situação tem condicionado os investimentos na melhoria das condições de vida dos avelarenses. Além disso, os partidos têm sido incapazes de potenciar e alavancar a freguesia por falta de ideias inovadoras e diferenciadoras…

 Foram estes dados que determinaram uma medida histórica tomada em reunião, realizada no passado mês de Março, com todas as forças políticas da Freguesia e outros cidadãos interessados em mudar e fazer uma gestão da freguesia tipo “Geringonça” à semelhança do Governo.

Foi uma ideia genial e que faz lembrar as origens da municipalidade portuguesa - na Idade Média (séculos XII, XII e XIV) havia os Concelhos de Homens Bons formados pelos mais notáveis do concelho e que detinham o poder de intervenção nas cortes e nos cargos municipais.

Também, todos aqueles que participaram nesta magna reunião, são os melhores entre os melhores. Estiveram presentes elementos do Partido Social Democrata, do CDS-PP, do Partido Socialista, do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda e cidadãos independentes.

Irá haver uma segunda reunião ainda este mês, para determinar os dezoito elementos que irão constituir a lista G (de geringonça) para ser votada por todos os fregueses nas próximas eleições autárquicas.

Uma vez que será uma única lista a concorrer, não haverá eleições, como no resto do País, mas sim um referendo. Os eleitores irão dizer Sim ou Não a este tipo de gestão da freguesia e será também uma forma de aferir o grau de participação cívica e democrática dos cidadãos.

O órgão executivo da Junta será escolhido de entre os dezoito nomes, por sorteio. Os restantes quinze serão os elementos da Assembleia de Freguesia.

Também ficou decidida, por unanimidade, a primeira medida a tomar no executivo que vier a ser constituído: serão retirados todos os pilares e pilaretes que na gestão da Junta actual se espalharam pela vila. Fim a todos os condicionadores e limitadores que impedem a vida normal dos residentes e visitantes do Avelar!

 

Juntos somos mais fortes!

Viva a Geringonça!

Viva o Avelar!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Filomena às 09:00


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.








comentários recentes

  • Anónimo

    PODE LIGAR PARA MIM 913305895

  • Anónimo

    PODE LIGAR PARA FALAR COMIGO 913305895

  • Chrisol

    olá, vivo nos Açores e faço agricultura em modo bi...

  • Anónimo

    Olá Esmeralda, sou de Coimbra e necessito muito de...

  • FRANCISCO ANTÓNIO FRANCO PATRÍCIO

    Agradeço as informações mas gostaria de saber se a...

  • Inês Godinho

    Boa noite. Em relaçao aos "muros de suporte em bet...

  • Anónimo

    Olá, boa noite Esmeralda. Fiquei encantada com o q...

  • Anónimo

    Boa noite,Gostaria de obter a planta (árvore) ou s...

  • Anónimo

    Olá boa tarde.Estava a procura da árvore de neem, ...

  • Anónimo

    Olá estou a ter informação pela primeira vez sobre...




subscrever feeds