Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Ao fim de 40 anos…

Sexta-feira, 05.01.18

Simbolo_CMAnsiao_Original.jpg

 

 

Foi preciso esperarmos 40 anos para vermos ser aprovado um Orçamento da Câmara Municipal de Ansião em que a Freguesia de Avelar não vai ser discriminada (por isso o actual Presidente da Junta se absteve na votação, dizendo na declaração de voto que fez “considerar ser a melhor decisão que poderia tomar em favor do Avelar”). Até podia ter votado a favor…não lhe ficava nada mal.

Pela primeira vez em quarenta anos, o sistema de cálculo de atribuição de verbas por delegação de competências mudou. Durante os anos de gestão do PSD as verbas destinadas às freguesias dependiam apenas da sua área geográfica: recebia mais a freguesia que maior área tinha, independentemente das suas necessidades sociais, culturais ou económicas. Com a gestão socialista são agora valorizadas as freguesias com maior densidade populacional para além da área.

Esta alteração foi uma das maiores lutas que os executivos da Freguesia de Avelar sempre travaram e vêem agora concretizada.

Assim a Freguesia de Avelar, em transferências da Câmara, vai ter agora ao dispor do seu Orçamento 19 800€ em vez dos míseros 5 400€ dos anos anteriores…

Além desta verba, o executivo camarário vai aplicar um conjunto de medidas na nossa Freguesia, na área de reabilitação e regeneração urbana, como seja isenção de taxas de ocupação da via pública por motivo de obras, reduzir em 50% as respectivas taxas urbanísticas, isentar os estabelecimentos comerciais e serviços de taxas de ocupação do espaços públicos com equipamentos complementares nas áreas abrangidas por intervenções de regeneração e reabilitação urbana.

Também, na primeira reunião da Assembleia Municipal, foi aprovado baixar a taxa de IMI pra os valores mínimos, como já foi divulgado.

O Orçamento da Câmara é de 12,4 milhões de euros, tendo como objectivo principal o desenvolvimento económico do concelho.

Na votação houve um empate: 13 deputados do PS votaram a favor, 13 deputados do PSD votaram contra e houve uma abstenção, como já foi dito, a do Presidente da Junta de Freguesia de Avelar.

 O Presidente da Assembleia Municipal (PS) com o seu voto de qualidade fez aprovar favoravelmente o Orçamento e foi a primeira vez que aconteceu esta situação…

(Ver aqui - https://www.facebook.com/ansiaotv/videos/1936805393313245/)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Filomena às 13:12








comentários recentes

  • Anónimo

    Boa noite,Gostaria de obter a planta (árvore) ou s...

  • Anónimo

    Olá boa tarde.Estava a procura da árvore de neem, ...

  • Anónimo

    Olá estou a ter informação pela primeira vez sobre...

  • Anónimo

    Olá esmeralda!Gostaria de obter a planta ou sement...

  • Anónimo

    Olá Esmeralda.Tenho interesse na arvore, e nos seu...

  • Sílvio Barros

    Gostaria de saber se já alguém consegue arranjar-m...

  • Esmeralda

    Olá! Sou produtora dessa arvore e têm razão, o nee...

  • Jaime Trancoso vieira

    Olá boa noite, tenho acompanhado o blog e os comen...

  • Jaime Trancoso vieira

    Olá boa noite, tenho acompanhado o blog e os comen...

  • Batotinha

    Olá. Andava à procura de informação e sementes des...