Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Obras no Forno

Sexta-feira, 17.08.18

 

Estão em bom caminho as obras efectuadas no Forno de N.ª Sr.ª da Guia de Avelar, da responsabilidade da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal.

Têm de estar prontas no início de Setembro, pois vão ser inauguradas na Festa de N.ª Sr.ª da Guia, que este ano se realizam nos dias 30 e 31 de Agosto, 1, 2 e 3 de Setembro.

Foram muitas as críticas feitas quando se começou a ver a quase destruição deste monumento medieval que é um dos símbolos da História da nossa Vila. E era com emoção que se viam as máquinas a deitar abaixo as escadas e os muros de suporte: pedras e terra e mais pedras… eram as recordações que tínhamos a desaparecer…

As obras eram urgentes pois já se viam grandes brechas nas paredes e se nada fosse feito o forno desmoronar-se-ia devido a infiltrações de água, se viesse um Inverno chuvoso.

“Mas o que é que andam a fazer’!”; “Destroem tudo”; “Mas aquilo incomodava alguém?!”; “Não têm mais nada em que gastar dinheiro?”; “Já não vai ser o mesmo forno!”; “E o que é que vão ali fazer?!”

Mas o tempo foi passando e a obra ia avançando. Já tem os muros de suporte em betão armado e com a forma típica que tinha. A seguir vem a escadaria também em cimento e ferro…espera-se que o monumento dure mais algumas centenas de anos…

E a área envolvente também vai ser reclassificada (e ainda bem que o que ultimamente lá tinha sido colocado era um autêntico desastre …).

E as críticas? Vão desaparecendo e dando lugar a elogios…

Ficam algumas fotos para recordar, apreciar e antever...

 

fornoisabelfreire1.jpg

 Uma das primeiras fotografias do Forno, partilhada pela Isabel Freire

2.jpeg

3.jpeg

4.jpeg

5.jpeg

6.jpg

7.JPG

8.jpgines.jpgFoto da Inês Godinho

 

9.jpg

10.jpg

12.jpg

20180817_131404.jpg

ines2.jpg

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Filomena às 14:15


1 comentário

De Inês Godinho a 24.08.2018 às 23:48

Boa noite. Em relaçao aos "muros de suporte em betão armado e com a forma típica que tinha" vai-me permitir discordar. A forma nao se manteve com pena minha.

Comentar post